MODELO DAS VIAS METABÓLICAS

Como já vimos, a metodologia da CrossFit se apoia em quatro modelos de condicionamento físico. O terceiro deles é o modelo das vias metabólicas. Nosso corpo dispõe de diferentes mecanismos para produzir energia a partir de substratos, chamados de vias metabólicas. É importante entender que essas vias não funcionam de forma isolada, mas sim em conjunto, com uma predominância maior ou menor dependendo do tipo e da duração do esforço.

Existem três vias metabólicas principais: fosfogênica, glicolítica e oxidativa. A fosfogênica predomina em atividades de altíssima potência, explosivas e curtas, que duram até cerca de 10 segundos. A glicolítica entra em ação em esforços de potência moderada, com duração aproximada de 30 segundos a 2 minutos. Já a oxidativa é responsável pela sustentação de atividades de baixa intensidade e longa duração, que se mantêm por vários minutos de forma contínua.

Gráfico das vias metabólicas.

Tabela resumo das vias metabólicas.

Para o objetivo da CrossFit — desenvolver um condicionamento físico amplo e equilibrado — é fundamental treinar todas as vias. Favorecer apenas uma ou duas, ou negligenciar o impacto do excesso de treinos muito longos (oxidativos), são provavelmente os erros mais comuns no planejamento do condicionamento físico.

Rolar para cima