Muito tempo para tanta falta de tempo

Nossa missão aqui sempre foi cuidar de vocês. Saber se estão bem, como andam as coisas em casa, como estão se alimentando e, principalmente, se estão vindo treinar. Afinal, é na sua 1 hora aqui com a gente que conseguimos ser mais efetivos. O resultado vem através da consistência na frequência. E, quando passam alguns dias sem aparecer, enviamos uma mensagem para saber o que está acontecendo. Sabe qual é a resposta mais comum? “Estou sem tempo.”

Essa desculpa até pode ser “verdadeira” para um dia ou outro. Eu entendo as dificuldades da rotina: deslocamento, trabalho, filhos, escola, faculdade. Mas não podemos perder de vista que, sim, isso é uma desculpa.

Não é normal não ter tempo para cuidar de si. Encaixar o treino na rotina pode ser um desafio, mas, se não o fizer, acabará gastando muito mais tempo — e dinheiro — para se tratar no futuro.

Infelizmente, ninguém tem tempo sobrando. Eu até gostaria que fosse diferente. Mas você consegue imaginar alguém sentado no sofá, sem fazer nada, esperando a hora passar até chegar o momento de treinar? Pois é… também não.

E a loucura começa quando se torna comum — e até motivo de “status” — dizer que trabalha 14 horas por dia. Que almoçou correndo em cima da mesa, enquanto participava de uma reunião, ouvia um podcast ou lia um relatório. Que mal tem tempo para ir ao banheiro. Que não pode fazer uma pausa de 5 minutos.

Essa insanidade não é legal, é destrutiva. Nada vale mais do que a sua saúde. Nenhum emprego, nenhum salário. Você vai morrer. Não é drama, nem sensacionalismo: doenças crônicas são a principal causa de morte no mundo, reflexo de uma vida sem cuidados com alimentação, sono e atividade física.

Estamos vivendo a era da ansiedade e da depressão. Aposto que você conhece alguém nessa situação. Talvez você já tenha passado ou esteja passando por isso. Peça ajuda, você não está sozinho.

Essa loucura não é normal. Não é normal, nem admirável, não ter tempo para viver. Seu chefe não vai cuidar da sua saúde, sua empresa também não. Aliás, experimente ficar doente e não conseguir trabalhar. Rapidinho colocam outro no seu lugar.

O tempo é o seu bem mais precioso. Cuide dele. Tenha seu tempo para almoçar, para estar com a família, para cuidar da sua saúde. Coloque mais limites na sua vida. Diga mais “não”. Preserve a sua sanidade.

Ninguém fará isso por você.

Rolar para cima