Memória curta

Recentemente, tivemos um treino que envolvia crossovers — um movimento que consiste em saltos de corda alternando entre uma passagem aberta e uma passagem cruzada à frente do corpo. Cada round começava com 20 repetições desse exercício, e, dentro dos 15 minutos disponíveis, consegui completar 6 rounds, além dos saltos de corda do sétimo. Fiquei um pouco abaixo dos melhores resultados. Isso, sinceramente, não me incomodou. O que me frustrou de verdade foi ter errado o movimento em dois rounds, o que me atrasou e, de certa forma, me irritou.

Minha irritação, no entanto, durou menos de cinco minutos. Assim que recuperei o fôlego e comecei a repassar mentalmente tudo o que havia feito no treino, me dei conta de algo importante: menos de duas semanas atrás, eu mal conseguia realizar 10 repetições seguidas com consistência. Eu mais errava do que acertava esse movimento. Faz sentido me irritar por causa disso? Nenhum! Virei a chave e celebrei: eu havia acertado muito mais do que antes.

Todos nós temos memória curta. O que hoje é apenas difícil, um dia já foi impossível.

A gente esquece que, um dia, o aquecimento já cansava antes mesmo do treino começar. Que o simples fato de comparecer à aula já era uma vitória. Que éramos especialistas em inventar desculpas. Que ficar pendurado na barra parecia inimaginável. Que tirar o peso do chão e levá-lo acima da cabeça soava como loucura.

Vejo alunos frustrados por um dia ou outro não conseguirem fazer um bar muscle-up, andar de ponta cabeça, acertar a carga do snatch, ou mesmo por estarem cansados demais para terminar o treino. Mas… você se lembra de como estava seis meses atrás? Quando começou?

E se começou agora, ou há pouco tempo, você vai se lembrar de como era no início? Mal conseguia subir um lance de escadas, não tinha forças para se levantar, tudo parecia um esforço descomunal.

Sim, é difícil vir treinar todos os dias — mas depois vira hábito. Um ou outro movimento vai parecer impossível — mas antes, todos eram. A verdade é que nunca vai ser fácil. Sempre haverá um novo desafio.

Curta o processo. Divirta-se com ele. E exercite também a sua memória.

Isso vale para o box, mas também para todo o resto na sua vida.

Tem coisa que você nunca vai saber. E tá tudo bem.

Existem basicamente três tipos de coisas na vida: as que você sabe que sabe, as que você sabe que não sabe e as que você nem sabe que não sabe. Eu sei que pode estar meio confuso, mas vamos melhorar isso!

Você sabe seu nome, sua data de nascimento, sabe onde mora… São coisas que você sabe que sabe! Esse bloco de coisas é o que você usa no dia a dia, afinal, você precisa saber das coisas pra conseguir viver, trabalhar e tudo mais rs

Existem as coisas que você sabe que não sabe bem, ou não tem idéia! Aqui entram aquelas aulas de física e químico do Ensino Médio, talvez como fazer um arroz soltinho ou subir no Ring Muscle Up. Eu, convivendo com a minha esposa, tenho a certeza que não sei anestesiar um animal hahaha

Agora existe um campo que é completamente ignorado (com certeza o maior deles) que são as coisas que você nem sabe que não sabe. Aqui podemos ir longe… muito longe. Como é feito o fermento que você usa pra cozinhar? Quanto tempo de frio uma maçã precisa pra amadurecer? Qual a mistura exata de ar e gasolina pra fazer o motor ligar?

Me peguei pensando nisso outro dia, sobre a infinidade de coisas que não faço idéia que existem e acontecem para que eu viva bem. Temos o costume de pedir e agradecer a Deus as coisas que temos, que recebemos e tudo mais… Mas e todo o resto que não fazemos ideia? Você sabe a parte da história que esqueceu algo e teve que voltar para buscar, mas não sabe (e nunca vai saber) a parte de que alguém não ia parar no semáforo que você ia estar passando.

Você ouve quando o coach fala pra baixar o peso, mas talvez nunca imagine as lesões que ele já viu acontecer por excesso de carga. Do mesmo jeito, ele pode enxergar em você um potencial que você ainda não reconhece — e é por isso que ele te incentiva a subir o peso em um levantamento ou tirar o elástico no ginástico.

Definitivamente, nem que nós quiséssemos poderíamos saber de todas as coisas (nem acho que seria útil no geral). Mas aceitar que existem muito mais coisas entre o céu e o mar que o nosso vão entendimento pode compreender nos coloca em um estado de humildade maior.

“Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo se forma no ventre da mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.” Eclesiastes 11:5

Aceitar que não sei de tudo me fez confiar mais. Agradecer até pelo que não entendo me fez enxergar melhor. Isso é humildade, isso é fé.

Fique com Deus!

Um grande abraço,

Henrique Elias

Betta News #90

Só falta você 🫵

Amanhã é o último dia de vendas do Betta Challenge 2025.

Se você quer participar mas está procurando uma dupla, garanta sua inscrição e mande uma mensagem no Whatsapp da Betta. Nós faremos a conexão perfeita pra você participar!

É importante que as inscrições sejam realizadas para garantir o seu kit challenge.
Se você já tem sua dupla, só precisa garantir a inscrição é só clicar aqui.


Modelos EXCLUSIVOS !

Agora você pode comprar modelos exclusivos de camisetas, canecas e bottons da Betta!

Modelos exclusivos, confortáveis e com a cara da nossa comunidade.

E não para por aí:
☕ Canecas personalizadas;
📌 Bottons pra dar aquele toque nos seus acessórios.

Você pode garantir agora clicando aqui!


Crossfit Games

Na próxima semana teremos o início do CrossFit Games 2025, o maior campeonato do nosso esporte. O Crossfit games equivale a “copa do mundo do Crossfit” onde os melhores atletas do mundo competem entre si para ganhar o título.

Teremos 3 atletas representando o Brasil nas categorias Feminino e Masculino individual:

  • Luiza Marques
  • Kalyan Souza
  • Henrique Moreira

São 3 dias de provas, inciando 01/08 até 03/08.

As provas são transmitidas pelo Youtube no canal da Crossfit Brasil.


Aniversariantes da Semana

Rolar para cima