Muito tempo para tanta falta de tempo

Nossa missão aqui sempre foi cuidar de vocês. Saber se estão bem, como andam as coisas em casa, como estão se alimentando e, principalmente, se estão vindo treinar. Afinal, é na sua 1 hora aqui com a gente que conseguimos ser mais efetivos. O resultado vem através da consistência na frequência. E, quando passam alguns dias sem aparecer, enviamos uma mensagem para saber o que está acontecendo. Sabe qual é a resposta mais comum? “Estou sem tempo.”

Essa desculpa até pode ser “verdadeira” para um dia ou outro. Eu entendo as dificuldades da rotina: deslocamento, trabalho, filhos, escola, faculdade. Mas não podemos perder de vista que, sim, isso é uma desculpa.

Não é normal não ter tempo para cuidar de si. Encaixar o treino na rotina pode ser um desafio, mas, se não o fizer, acabará gastando muito mais tempo — e dinheiro — para se tratar no futuro.

Infelizmente, ninguém tem tempo sobrando. Eu até gostaria que fosse diferente. Mas você consegue imaginar alguém sentado no sofá, sem fazer nada, esperando a hora passar até chegar o momento de treinar? Pois é… também não.

E a loucura começa quando se torna comum — e até motivo de “status” — dizer que trabalha 14 horas por dia. Que almoçou correndo em cima da mesa, enquanto participava de uma reunião, ouvia um podcast ou lia um relatório. Que mal tem tempo para ir ao banheiro. Que não pode fazer uma pausa de 5 minutos.

Essa insanidade não é legal, é destrutiva. Nada vale mais do que a sua saúde. Nenhum emprego, nenhum salário. Você vai morrer. Não é drama, nem sensacionalismo: doenças crônicas são a principal causa de morte no mundo, reflexo de uma vida sem cuidados com alimentação, sono e atividade física.

Estamos vivendo a era da ansiedade e da depressão. Aposto que você conhece alguém nessa situação. Talvez você já tenha passado ou esteja passando por isso. Peça ajuda, você não está sozinho.

Essa loucura não é normal. Não é normal, nem admirável, não ter tempo para viver. Seu chefe não vai cuidar da sua saúde, sua empresa também não. Aliás, experimente ficar doente e não conseguir trabalhar. Rapidinho colocam outro no seu lugar.

O tempo é o seu bem mais precioso. Cuide dele. Tenha seu tempo para almoçar, para estar com a família, para cuidar da sua saúde. Coloque mais limites na sua vida. Diga mais “não”. Preserve a sua sanidade.

Ninguém fará isso por você.

Olha a foto!

Todas as vezes que alguém fala isso, você faz a sua melhor pose (mesmo que seja uma careta pra ser engraçado). Muitas vezes encolhe a barriga, busca o melhor ângulo, faz aquela pose que te mostra mais fitness, valoriza o corpo… Tô errado? Dificilmente você vai ver alguém fazendo exatamente o contrário disso.

E a razão é óbvia! Qualquer um quer mostrar sempre o seu melhor lado, a sua melhor versão! Só que a vida não te avisa que está tirando foto a todo momento — e ela está!

Quando pensamos numa pessoa que tem algum trauma, no processo de hipnoterapia, é necessário entender que aquela cena que aconteceu foi uma foto, um momento congelado, e não uma vida inteira. É preciso analisar cada elemento envolvido, cada pessoa que fez parte, o papel que cada um exerceu e desassociar a interpretação que foi dada da pessoa ou do objeto. Esse é um dos primeiros passos.

No Crossfit, por exemplo, temos pessoas que não ficam de cabeça pra baixo ou não entram embaixo da barra num Squat Snatch por medo… Mas medo de quê? Elas sabem jogar a barra pra frente, sabem fazer um rolamento caso o braço falhe… O medo está ligado a um fato (muitas vezes fora do box) que ficou registrado em uma “foto” do passado. Inconscientemente, a pessoa prefere não passar por aquilo mais uma vez.

Isso acontece no box, no seu trabalho e na sua vida.

Algumas pessoas te fizeram mal, às vezes sem nem perceber, mas na sua “foto” elas saíram muito mal naquele dia. E você nunca quis voltar para olhar com outros olhos, tentar entender o motivo daquela pose no retrato, aliviar a carga negativa que carrega daquele momento…

Uma vez, alguém me disse algo assim: quando você ganha troféus, coloca na estante. Na frente, ficam os mais importantes. O segundo ou terceiro lugar continuam lá, mas ao fundo, um tanto escondidos. As coisas boas que alguém te faz devem estar em evidência. As nem tão boas ainda estarão ali, mas discretas, apenas como alerta ao fundo.

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo…” (Fp 3:13-14)

Um fato é um fato. Uma foto é um registro. A vida, um processo. O fato não muda, mas meu jeito de olhar pode mudar. E a vida… bom, não vale a pena percorrê-la inteira preso a fotos e troféus que não me fazem ser melhor. Esses, eu coloco na fileira de trás, na estante que não enxergo sem esforço.

Se uma “foto” está te paralisando, mude o enquadramento, busque uma nova luz, coloque um novo sorriso. Dentro e fora do box, vire a página. Tire outra foto.

Porque você é muito mais do que um instante congelado no passado.

Fique com Deus!

Um grande abraço,
Henrique Elias

Betta News #92

Você vem?

Ontem tivemos mais uma clínica e a galera está aproveitando demais!

Fundamentos sendo trabalhados, muita técnica e movimentos destravando.

Teremos uma última clínica no próximo final de semana e se você ainda não adquiriu o momento é agora!

Clínica de performance, voltado para você desempenhar seja no Betta Challenge, seja nos treinos do dia a dia.

Para garantir sua vaga para a clínica do dia 16/08 é só clicar aqui.


Um campeonato completo!

O Betta Challenge vai contar com uma equipe de peso para fazer mais um campeonato incrível!

Pra isso, teremos mais um ano nossa parceira La Fisio para um Recovery durante o campeonato.

O Recovery serve para solturas e alívio de dores após as provas para que você assim como os atletas do Crossfit Games, estejam inteiros para o campeonato.

Como funciona:

  • Você terá direito a 03 atendimentos no dia do campeonato;
  • Os atendimentos serão por ordem de chegada;
  • O valor do recovery é de R$60,00 por pessoa até o dia 24/08;
  • Não haverá venda de atendimentos avulsos no dia.

Para garantir o seu pacote de fisioterapia para o Challene é só clicar aqui.


News da Comunidade

A equipe Crossfit Betta parabeniza nossa aluna e parceira Dra. Vitoria Ellen pelo nascimento da baby Esther (que participou de vários Wod’s conosco dentro da barriga, rs).

Ansiosos para conhece-la e para o seu retorno aos treinos.

Conte conosco.


Aniversariantes da Semana

Rolar para cima