Tem coisa que você nunca vai saber. E tá tudo bem.

Existem basicamente três tipos de coisas na vida: as que você sabe que sabe, as que você sabe que não sabe e as que você nem sabe que não sabe. Eu sei que pode estar meio confuso, mas vamos melhorar isso!

Você sabe seu nome, sua data de nascimento, sabe onde mora… São coisas que você sabe que sabe! Esse bloco de coisas é o que você usa no dia a dia, afinal, você precisa saber das coisas pra conseguir viver, trabalhar e tudo mais rs

Existem as coisas que você sabe que não sabe bem, ou não tem idéia! Aqui entram aquelas aulas de física e químico do Ensino Médio, talvez como fazer um arroz soltinho ou subir no Ring Muscle Up. Eu, convivendo com a minha esposa, tenho a certeza que não sei anestesiar um animal hahaha

Agora existe um campo que é completamente ignorado (com certeza o maior deles) que são as coisas que você nem sabe que não sabe. Aqui podemos ir longe… muito longe. Como é feito o fermento que você usa pra cozinhar? Quanto tempo de frio uma maçã precisa pra amadurecer? Qual a mistura exata de ar e gasolina pra fazer o motor ligar?

Me peguei pensando nisso outro dia, sobre a infinidade de coisas que não faço idéia que existem e acontecem para que eu viva bem. Temos o costume de pedir e agradecer a Deus as coisas que temos, que recebemos e tudo mais… Mas e todo o resto que não fazemos ideia? Você sabe a parte da história que esqueceu algo e teve que voltar para buscar, mas não sabe (e nunca vai saber) a parte de que alguém não ia parar no semáforo que você ia estar passando.

Você ouve quando o coach fala pra baixar o peso, mas talvez nunca imagine as lesões que ele já viu acontecer por excesso de carga. Do mesmo jeito, ele pode enxergar em você um potencial que você ainda não reconhece — e é por isso que ele te incentiva a subir o peso em um levantamento ou tirar o elástico no ginástico.

Definitivamente, nem que nós quiséssemos poderíamos saber de todas as coisas (nem acho que seria útil no geral). Mas aceitar que existem muito mais coisas entre o céu e o mar que o nosso vão entendimento pode compreender nos coloca em um estado de humildade maior.

“Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo se forma no ventre da mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.” Eclesiastes 11:5

Aceitar que não sei de tudo me fez confiar mais. Agradecer até pelo que não entendo me fez enxergar melhor. Isso é humildade, isso é fé.

Fique com Deus!

Um grande abraço,

Henrique Elias

Rolar para cima